A era das Redes Sociais e Blogs

Até pouco tempo, a ideia de utilização de um website na Internet era o principio número um para alavancar negócios, empresas, profissionais e outros.

Entretanto, um website necessita de atualizações constantes, principalmente no mundo dinâmico que vivemos.

Existe então a  necessidade de contratação de serviços externos para modificações e atualizações no site, já que o conhecimento de linguagem de programação é necessária para esta tarefa.

Para pequenas empresas ou pequenos negócios, este pode ser um grande problema devido aos custos envolvidos e tempo de resposta esperado.

Com o surgimento dos blogs, parte deste problema foi resolvido. O blog foi desenvolvido com objetivo de possuir  interface amigável com o usuário, onde para a grande maioria das necessidades, conhecimento de linguagem de programação não é requerido.

O blog pode ser comparado, em facilidade de utilização, a um bom processador de texto: digitamos, formatamos, geramos a aparência desejada e pronto. O documento pode ser liberado.

A utilização do blog, além da facilidade de sua utilização, é um serviço grátis que não requer por parte do usuário a contratação de serviço de hospedagem e sua manutenção.

Não vou abordar  agora o mérito do domínio próprio.  Os interessados vejam o artigo que publiquei no passado, no link: http://www.csolutions.com.br/webmd/web280100.htm

Eu mesmo, em meus Boletins de Dicas que divulgo desde 1998 (http://www.csolutions.com.br/boletins/bolpub.htm) que anteriormente eu os editava em linguagem HTML e publicados em meu site, passei a utilizar as facilidades do Blog, o que facilitou em muito meu trabalho, passei a ter  mais  tempo para a criação e geração da matéria do que propriamente a formatação do boletim em linguagem de programação.

Com a facilidade do Blog, passei a divulgar mais informações se compararmos ao período que era utilizava a linguagem de programação. Neste artigo, que estou escrevendo agora, não estou me preocupando com sua formatação e sim com seu conteúdo. A formatação está sendo realizada automaticamente pelo serviço do blog.

Assim que terminá-lo, bastará um clique no botão “Publicar” e, como passe de mágica, o artigo será disponibilizado na web sem a necessidade da realização da transferência do artigo por mecanismo de FTP (Protocolo de Transferência de Arquivo) como era o processo anterior.

Aproveitando as facilidade de publicação de informações com o uso de um Blog , coloquei no ar um blog sobre este assunto.

Com certeza mantenho este blog no ar pelo meu interesse por este assunto, além da facilidade de publicação de informação em um blog.

Será que eu manteria no ar estas informações sobre caminhadas, se o processo de publicação ainda fosse o desenvolvimento da página com a utilização de linguagem de programação? Será que eu teria tempo para sempre estar postando novas informações em meus blogs?

Sob este ponto de vista, fica fácil visualizarmos a vantagem da utilização das facilidades de um blog para a publicação de informações na web.

Neste ponto podemos notar a primeira grande transformação na Web que foi a migração de vários serviços para o ambiente dos blogs.

Outro grande fenômeno da Web são as Redes Sociais, como por exemplo o Orkut, Facebook, Twitter, LinkEdin e outras.

As redes sociais permitem que selecionemos um grupo de amigos, amigos estes que farão parte de nossa rede, onde trocaremos informação. As informações poderão ser acessadas por todos cadastrados em nossa rede, ou por qualquer usuário, caso habilitemos nossa rede social para o acesso público.

Porque as Redes Sociais são recursos amplamente utilizados nos dias de hoje, fazendo até mesmo a diminuição do envio de mensagens de e-mail por muitos usuários?

A resposta, no meu ponto de vista, é a necessidade de comunicação rápida entre usuários.

Um grande fenômeno foi o Twitter, uma rede social que permite o envio de mensagens curtas (até 140 caracteres) amplamente utilizada por usuários individualmente e empresas. Fatos e notícias são divulgados quase que instantaneamente através do Twitter, como por exemplo, o caso do terremoto do Haiti.

Com os meios de comunicação paraicamente paralizados depois do terremoto, muitas notícias eram divulgadas pelo envio de mensagens pelo Twitter.

Outro bom exemplo de uso do Twitter  é em relação as blitz da Lei Seca. Pelo Twitter são divulgadas informações dos locais das blitz, quase que instantaneamente ao início da blitz. Divulgam também condições reais de trânsito tais como congestionamentos e outros.

Jornais e meios de comunicação já utilizam o Twitter para a divulgação de notícias, porporcionando a facilidade de sabermos o que está acontecendo no mundo a qualquer momento, inclusive através de acesso ao Twitter por qualquer dispositivo móvel.

Falando das Redes Sociais podemos também citar o Facebook e Orkut, onde milhões de usuários (sou um deles) trocam informações e se mantém atualizados através do acesso aos seus grupos de amigos.

A vantagem destas redes sociais é que selecionamos de quem queremos receber informações e notícias. Podemos disponibilizar albuns de fotografias, vídeos e outras facilidades que poderão ser acessadas por nossa rede de pessoas lá cadastradas.

Rede Social orientada para divulgação de profissionais  também é disponibilidade, com é o caso do LinkEdin. Pessoalmente utilizo o LinkEdin para a divulgação do meu perfil profissional.

Um fenômeno interessante começou a ser verificado depois do surgimento das redes sociais. Muitos usuários, principalmente o pessoal mais jovem, praticamente não utiliza mais o recurso do e-mail, preferindo divulgar informações aos seus amigos e contatos através das Redes Sociais.

Novas redes sociais estão aparecendo, como é o caso do  BUZZ (serviço  recentemente lançado pelo google).

Com a utilização das redes sociais, até mesmo o uso dos recursos de Mensagens Instantâneas (MSN, Google Talk e outros) passaram a não ter grande importância na vida de alguns usuários.

Neste ponto podemos notar a segunda grande transformação na Web , a necessidade da comunicação instantânea, com divulgação a grupo de usuários selecionados.

Todos os fatos que abordei acima foram alavancados com a facilidade de utilização dos dispositivos móveis para o acesso a Internet.

Até pouco tempo, o acesso a Internet era, em grande parte das vezes, realizado através de computadores em locais fixos (residências, empresas), sem a facilidade do acesso remoto.

Com a utilização dos dispositivos móveis – celulares, notebooks, netbooks e outros – e com o custo relativamente baixo deste tipo de serviço, o acesso Internet é realizado nos dias de hoje de qualquer local, a qualquer momento.

Informações são enviadas em tempo real, por exemplo uma reportagem ou artigo é escrito no dispositivo móvel, foto é tirada com este mesmo disposito e enviada imediatamente.

Em mesmo já publiquei diversos artigos nestas condições. Posso citar o artigo que mais me marcou, estava realizando minha caminhada diária, quando houve um vendaval (e depois um temporal). Neste momento uma árvore caiu na minha frente sobre uma cerca.

Peguei meu celular, tirei uma foto, escrevi um artigo e o publiquei em meu blog. Veja o artigo.

Outro artigo foi quando estava também em minha caminhada e vi um jacaré. Com certeza este fato também virou um artigo em meu blog. Veja o artigo.

Se você divulga, ou pretende divulgar seu negócio na Internet, não se esqueça que um dos principais fatores do sucesso é mantermos nossas informações sempre atualizadas, na velocidade requerida pelo mercado e pelos usuários que visitam seu site.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Prof. Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook

About these ads

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 528 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: