Como testar as baterias de seu no-break ?

Esta é a pergunta que sempre me fazem: Arnaldo, como posso verificar se as baterias de meu no-break estão boas ou já em sua hora de troca?

Apesar dos bons no-break possuirem indicador da hora da troca de suas baterias, sempre recomendo não epserar por este momento, pois poderá ocorrer em um fim de semana, em momento de necessidade de uso do computador etc.

Testar uma bateria de no-break é fácil, mas não para o usuário final, que nem sempre possui as ferramentas, cargas  e medidores apropriados para a realização do teste.

Um método que costumo indicar, principalmente para os no-break de baixa capacidade, digamos os de 350VA, 600VA, 1200VA e 1500VA é através da ajuda de um abajur, com uma lâmpada de 100Watts. Note que a lâmpada deve ser do tipo incandescente e não fluorescente, já que a lâmpada fará o papel de uma carga resistiva que irá consumir 100Watts.

O processo é simples:

Desconecte todos os equipamentos que são alimentados pelo no-break.

Conecte apenas o abajur com a lâmpada de 100Watts.

Antes de ligar o no-break, verifique no site do fabricante qual o tempo de autonomia de seu  no-break com carga de 100Watts.

Nesta imagem , retirada do site da APC, podemos ver a curva que mostra o tempo de autonomia x carga consumida. Assim, para a carga de 100Watts, no modelo de no-break APC BR1500 teremos o tempo de autonomia de aproximadamente 60 minutos.

Tendo certeza de que as baterias do no-break estão totalmente carregadas, ligue o no-break e desconecte o fio de alimentação que liga o no-break na rede elétrica.

Considere variação de 20% no tempo e verifique se o no-break segurou a carga (lâmpada acesa) pelo espaço de tempo esperado.

Se o tempo for muito menor do que o esperado, realize a troca das baterias do no-break, assim você não será pego de surpresa no caso de falta de energia elétrica.

Procure sempre utilizar baterias originais ou marcas recomendadas pelo fabricante de seu no-break. Cuidado com as baterias de segunda linha.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook

About these ads

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 527 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: