Celulares x recepção de sinal – Pontos importantes a observar

Nos últimos dias o assunto em destaque na mídia tecnológia foi o problema de recepção dos novos IPhone, que muitas vezes proporcionava sinal quase zero, impossibilitando o uso do aparelho.

Na verdade, não considero este um problema, já que TODO equipamento que possua uma antena interna estará sujeito aos problemas de recepção de sinal.

Nos celulares, temos o agravante do fato do equipamento estar sempre em nossas mãos, o que poderá prejudicar a recepção dos sinais.

Por ser um produto recém lançado, o novo IPhone foi alvo de críticas, para o azar da Apple. A própria Apple divulgou informações de aparelhos de outros fabricantes, onde variação de sinal foi observada: http://www.apple.com/antenna/

No link asseguir temos matéria interessante publicada do site da revista Wired sobre um laboratório de verificação e medição de sinais, que recomendo aos interessados no assunto: Inside Apple’s Antenna Design Lab

Se pegarmos um celular qualquer, em muitos casos poderemos verificar que teremos queda do sinal, principalmente se estivermos um pouco distante da antena da operadora, dependendo do modo como seguramos o aparelho.

Em meu Nokia E72 sempre tenho esta variação de intensidade de sinal. Esta variação também ocorre em meu BlackBerry 8351i.

Considero esta variação de sinal não um problema, mas uma limitação da tecnologia móvel.

Um ponto importante, quase sempre esquecido pelo usuário, antes de contratar um serviço de telefonia móvel ou de acesso a dados móvel, é a verificação da cobertura pela operado, nos locais onde normalmente necessitaremos utilizar as facilidades móveis.

Estou sempre na Barra da Tijuca, noto, por exemplo, que em certas áreas deste bairro, tenho falhas de recepção quando utilizo a operadora TIM. Este é um exemplo, certamente problemas devem ocorrer com outras operadoras.

Entrando dentro da área interna do supermercado Carrefour Barra, dependendo da operado de celular, será IMPOSSÍVEL realizar chamadas telefônicas pois não haverá sinal disponível.

Ontem mesmo, lendo o jornal O Globo, li matéria sobre um usuário que se mudou para o Recreio (Rio de Janeiro) e não consegue falar com seu Nextel.

Como sempre digo, não existe a melhor operadora de telefonia móvel e sim a operadora que atende as nossa necessidades.

Antes de contratar qualquer serviço, verifique sempre com outros usuários, se existem problemas de recepção na sua área de atuação. Cuidado com a compra por impulso ou com as promoções. De nada adiantará uma super promoção, se o serviço não puder ser utilizado.

Não espere de um equipamento móvel, a recepção de sinal com plena intensidade, de qualquer local de acesso, pois muitos fatores contribuem para que a intensidade de sinal possa variar.

Lembre-se que muitas regiões do Brasil, Rio de Janeiro por exempo, possuem morros e obstáculos que prejudicam a perfeita propagação do sinal de rádio. Locais com excesso de pessoas utilizando o celular simultaneamente também contribuirão para que problemas ocorram.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

About these ads

Uma resposta to “Celulares x recepção de sinal – Pontos importantes a observar”

  1. Etevaldo Melo Batista Says:

    Eu tive um celular – Nokia asha 200 – que era péssimo de sinal. Até mesmo próximo à torre de transmissão, e com sinal total, assim mesmo era difícil fazer uma ligação. Fiquei com tanta raiva, certa vez, que o quebrei jogando-o no chão.
    Posso afirmar que era o aparelho, pois agora tenho um LG C199 que é excelente de sinal. Sempre corresponde à discagem, claro se houver sinal da operadora. O celular anterior nem mesmo sinal da VIVO, eu conseguia obter, e como ele é dual chip, utilizava, como também agora, um chip da OI e outro da VIVO. Mas mesmo com o chip da OI, o único que pegava sinal da antena de transmissão da operadora, não conseguia fazer ligações normais, motivo pelo qual me levou a jogar contra o chão e quebrá-lo. Mas com o LG C199 tudo está uma maravilha.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 528 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: