Novo chipset Intel P45, orientado a desktop

Novo chipset Intel está disponível nos modelos mais recentes de placas mãe, o chipset P45.

Este novo chipset, já suportando memórias DDR3, possui a vantagem de permitir a utilização de até 16GB de memória, frente aos outros chipset com limite de 8GB.

Suportando os processadores atuais com tecnologia de 45nm, Core 2 Duo e Core 2 Quad, disponibiliza barramento de 1333Mhz, duplo canal com as memórias DDR3, Barramento PCI-Express 2.0 com  largura de banda de 16 GB/s proporcionando a performance esperada para aplicações gráficas “mais pesadas”.

Um ponto que me chamou a atenção foi a tecnologia Intel Flex. Esta tecnologia permite que continuemos com o recurso Duplo Canal,  mesmo utilizando memórias de tamanhos diferentes.

Sem a tecnologia Intel Flex, para obtermos a vantagem de duplicar a velocidade do tráfego de informações entre a memória e o barramento do processador, memórias de mesma capacidade e características deveriam ser utilizadas. Agora passamos a ter mais flexibilidade com a utilização de memórias.

Sempre comprei memórias iguais, da mesma marca e se possível casadas de modo a poder utilizar a facilidade Duplo Canal sem ter dores de cabeça. Com a tecnologia Intel Flex, este tipo de problema termina.

Na imagem abaixo, que retirei do site da Intel, podemos ver a arquitetura interna do P45:

Notem as velocidades dos barramentos e canais de comunicação, bem mais rápidos se compararmos a família anterior de chipset P35.

Para quem quer se aprofundar um pouco mais no assunto, facilidade de comparação das características dos diversos chipset Intel é disponibilizada no link asseguir. Simplesmente selecione os chipset a serem comparados e pronto. Uma tabela de comparação com características será apresentada.

O link: http://compare.intel.com/pcc/default.aspx?familyID=10&culture=en-US

 

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano

Computer Solutions
Prof. Universidade Estácio de Sá

Outras publicações do Mefano
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano
Blog Mefano´s WebMobile

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: