Os padrões IEEE 802.11 / 802.16 das redes sem fio

Na série de artigos que estou escrevendo sobre as redes sem fio, que na verdade fazem parte do estudo / pesquisa que estou realizando sobre o assunto, vamos descrever os padrões mais utilizados nas redes sem fio existentes nos computadores e locais de acesso Wi-Fi.

A existência de pontos de acesso (HotSpot) em locais públicos, o baixo custo dos equipamentos tornaram este tipo de acesso o grande aliado ao acesso móvel a Internet.

Vamos ver então os padrões IEEE 802.11 / 802.16::

802.11a:

Alcançando velocidades de 54Mbps, esta rede opera na frequência de 5Ghz, sendo que, nos dias de hoje, paticamente não é mais utilizada para fins gerais, devido as ventagens dos padrões mais recentes.

802.11b:

Operando velocidades de 11Mbps, opera na frequência de 2,4Ghz. Atualmente este padrão é pouco utilizado devido a padrões mais recentes com melhor área de cobertura.

Opera na mesma frequência dos telefones sem fio e dispositivos Bluetooth, gerando interferências e sendo afetado por estes dispositivos.

802.11g:

Este é o padrão mais utilizado nos dias de hoje, implementado em praticamente todo equipamento móvel com acesso a rede sem fio (Celulares, notebooks, etc).

Opera com velocidade de 54Mbs (bem superior ao 802.11b) na frequência de 54Mhz, sobrendo as mesmas interferências de telefones sem fio e Bluetooth que o padão 802.11b.

Sua grande vantagem frente ao padrão 802.11b é sua maior velocidade, os protocolos de segurança mais sofisticados, possibilitando a criptografia dinâmica e protocolos avançados de segurança.

802.11n:

Este é o padrão recém lançado, com área de atuação bem superior, se comparado aos padrões anteriores.

Opera nas frequências de 2.4Ghz e 5Ghz com velocidades de transmissão de até 300Mbps ( em breve deveremos chegar a 450Mbps), graças a tecnologia MIMO – Múltiplas entradas e múltiplas saídas. Múltiplas antenas são utilizadas tanto para transmissão quanto recepção dos sinais.

Esta tecnologia permite a transmissão dos sinais por múltiplas antenas e também sua recepção por múltiplas antenas. Assim, múltiplas cópias do sinal original serão recebidas, reconstruindo o sinal original. No padrão 802.11g, por exemplo, apenas uma antena recebe o sinal, sendo o sinal reconstituido aos poucos. Com o padrão 802.11n temos uma velocidade de transmissão e recepção bem superiores,  se comparado aos padrões anteriores

Sua área de cobertura pode alcança até 400metros em ambiente aberto, frente a aproximadamente 100metros no padrão 802.11g.

WiMax: (802.16)

Esta tecnologia de redes sem fio utiliza sinais na faixa de frequência microondas, possuindo uma área de cobertura, em ambientes abertos de aproximadamente 50Km (radial)

Atualmente o padrão WiMax alcança taxas de transferências de 1Gbps, com estudos para alcançar 10Gbps. Opera na faixa de frequência ISM (Industrial Scientific Medical) centralizada em 2.45Ghz. Dependendo da região (Estados Unidos, Europa, Japão) a faixa de frequência de operação, centralizada no ponto de 2.45Ghz pode variar.

No Brasil, algumas redes WiMax foram instaladas com finalidade da realização de  testes. com pleno sucesso. Podemos citar as redes instaladas na cidade de Mangaratiba (Rio de Janeiro) ,Ouro Preto (Minas Gerais) e Brasilia (DF) entre outras.

Ref. artigo WiMax: https://mefano.wordpress.com/2008/07/02/tecnologia-wimax-de-redes-sem-fio-ieee-80216/

Obs. importante:

A área de cobertura de um dispositivo sem fio pode variar, dependedo da existência de obstáculos, superfícies ou objetos que possam absorver parte do sinal ou mesmo refletí-lo. Reflexões de sinais poderão causar interferências nos sinais originais.

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano

Computer Solutions
Prof. Universidade Estácio de Sá

Outras publicações do Mefano
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano
Blog Mefano´s WebMobile

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: