O que fazer com seu computador / notebook antigo ?

Com a velocidade da tecnologia nos dias de hoje, quando olhamos para nossa residência ou empresa logo localizamos computadores antigos, lentos, que não nos atendem mais. Pelo menos é o que parece.

Este fato ocorreu comigo, tenho um notebook há quase 5 anos, perfeito em funcionamento, com processador 1,75Mhz, um núcleo pois nesta época os processadores de 2 núcleos estavam sendo lançados. Este, com 2GB de memória e HD de 60GB ficou extremamente lento, principalmente quando tenho que reinicializá-lo. Dá tempo de ir tomar um café e voltar.

Dependendo do equipamento e seu tempo de vida, muitas vezes não vale a pena realizarmos um upgrade, até porque iremos ganhar pouco em desempenho.

Na foto acima podemos vizualizar na área de trabalho diversos ícones, dos vários programas que normalemtne utilizo em meu dia a dia, agora utilizados em meu outro notebook, recente e extremamente rápido.

O que fazer então com este notebook antigo, excelente equipamento no ponto de vista de qualidade ?

Porque não utilizá-lo como estação multimídia em meu quarto, para ouvir músicas e ver fotos ? Aproveitando ter um outro ponto de acesso a Internet.

Para esta utilização, o primeiro passofoi apagar todo o conteúdo do HD e realizar a instalação do sistema operacional. Apesar deste ter vindo com o Windows XP, coloquei o Windows Vista, apesar de ser um pouco pesado, porém com mais recursos devido  minhas necessidades.

Este notebook levei para meu quarto, definindo então seu uso:

Acesso  e navegação Internet
Leitura e envio de e-mails
Acesso aos meus arquivos que ficam armazenados na web, através do Microsoft Mesh
Visualizador de fotos (adoro ficar vendo fotos antigas que tirei)
Estação de música

Para a navegação, instalei além no Internet Explorer os navegadores Firefox e Google Chrome (este é o meu preferido, leve e prático)

Leitura de e-mail, utilizo o Outlook Express além do acesso as minhas contas do Gmail

Para a visualização de fotos e slide show, nada melhor que o Google Picasa, grátis, que realiza o controle das fotos e imagens de meu computador.

Já, para ficar ouvindo músicas baixadas da Internet, nada melhor do que o ITune. Coloquei uma pequena caixa de som USB (Clone)  que eu havia adquirido no passado, que possui um excelente desempenho. Acho que ela não é mais fabricada.

Devido ao HD de pequeno tamanho do notebook (60GB), coloquei um HD externo de 500GB, uSB, onde estão todas as fotos e músicas.

Não esquecendo da proteção do notebook,  já que ele está conectado a Internet, coloquei o Norton Internet Security 2010. Alguns acham o Norton ainda um pouco pesado, porém gosto muito do norton e tenho uma licença dele sem uso.

Para a proteção contra Spams, os e-mails idesejados, instalei o MailWasher, o meu preferido, que utilizo com sucesso há longo tempo.

Pronto, minha estação multimídia e de acesso Internet ficou pronta.

Por ser um notebook, de pequenas dimensões (comparado com um computador desktop com monitor), coloquei-o sobre uma cômoda, praticamente não ocupando espaço nenhum

O notebook ficou bem rápido, pois não instalei os programas que normalmente utilizo,  tais como Microsoft Office, OpenOffice, Nero entre outros

Em tempo: a foto ao lado do notebook é de meu grande cão e amigo Doge, que tem um olho azul e outro marrom.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Prof. Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook

Deixe uma resposta

