Microsoft Mesh – Uma excelente ferramenta de compartilhamento de informações entre computadores

Em Janeiro de 2009 escrevi um artigo sobre a ferramenta Microsoft Mesh, um pouco depois de eu começar a utilizá-lo.

Hoje, um ano depois, o Mesh se tornou a ferramenta principal que mantenho instalada em todos meus computadores, permitindo que eu compartilhe entre minhas máquinaspastas, arquivos, documentos, etc, conforme minha escolha.

A utilização principal do Mesh é podermos acessar nossas informações, em qualquer um dos computadores que forem cadastrados nesta rede de compartilhamento.

Se um arquivo for modificado em um dos computadores, automaticamente todos os outros sistemas receberão esta alteração e se atualizarão sozinhos.

Podemos também compartilhar informações com outros usuários, onde por exemplo, podemos escolher apenas uma pasta e esta será a única pasta compartilhada.

Comecei a sentir o potencial do Mesh quando preparava as minhas aulas. Antes de sua utilização, ao terminar a preparação de uma aula que eu iria ministrar, realizava uma cópia do arquivo para um pendrive de modo a poder copiá-lo para meus outros computadores.

Agora, praticamente não utilizo mais meu pendrive. Se estou na empresa e abro minha apresentação de aula para atualizá-la, ao chegar em casa e ligar meu outro computador a apresentação já atualizada estará por lá.

Quando chego na universidade para ministrar minhas aulas, abro meu netbook e e poucos momentos a apresentação atualizada é automaticamente para ele copiada.

Minha preocupação de manter os arquivos de meu dia a dia atualizados em todos meus sistema terminou: o Mesh realiza esta tarefa para mim.

Na verdade, o Mesh cria uma área em seu servidor na web de todas minhas informações, copiando-as para os computadores cadastrados em minha conta quando eles são ligados e conectados na Internet..

Como as informações estão armazenadas no servidor web, de qualquer computador, esteja eu onde estiver, tenho acesso a elas, bastando entrar na página do Mesh na Internet, colocar meu login e senha e pronto. Neste caso o computador utilizado não necessita estar sincronizado com nossa conta.

O acesso ao Mesh pela web é através do link: https://www.mesh.com/welcome/default.aspx

Na tela apresentada, que mostro aqui ao lado, podemos nos cadastrar como novo usuário ou então realizarmos nosso login.

Através do login é que você fará o acesso pela Internet aos seus arquivos, caso não esteja em seu computador.

Em seu computador, isto não será necessário, pois todas as pastas compartilhadas estarão copiadas e atualizados em seu sistema. Prático, não ? 

Muitas vezes quando estou na empresa, já na hora de sair e me lembro de algum arquivo que gostaria de acessar de casa, simplesmente coloco-o em uma das pastas que tenho compatilhadas.

Ainda acessando o Mesh pela Internet, tenho acesso as informações de quais equipamentos estão compartilhados, inclusive com a opção de adicionar mais computadores ou eliminar algum de minha escolha.

Em futuro próximo será possível adicionar o celular como dispositivo compartilhado.

Nesta fase, o espaço de compartilhamente possui a capacidade de 5GB.

Ao adicionar um computador na sua rede Mesh, você será convidado a instalar um aplicativo neste computador para que ele se sincronize com sua conta.

Este aplicativo, leve e ocupando poucos recursos do computador colocará um ícone na Barra de Ferramentas do Windows.

Ao colocarmos o mouse sobre este icone, uma janela de informações será aberta, com todas as informações de sua conta.

Na tela ao lado mostro a janela que informa os computadores que tenho cadastrado em minha conta Mesh.

Na parte inferior desta imagem podemos ver outras 2 opções, que mostram os os sincronismos recentes que foram  realizados com indicação de data e hora, pastas com atividades recentes e outras.

Deste modo podemos confirmar se um determinado arquivo que modificamos ou criamos já foi ou não atualizado.

Utilizo muito este recurso quando termino de trabalhar e vou desligar  o computador, mas quero ter certeza de que toda a informação já foi sincronizada. Isto é particularmente útil quando trabalhamos com arquivos de grandes dimensões.

Em nosso computador, do mesmo modo que na Internet, as pastas compartilhadas são apresentadas na cor azul

A principio elas são colocadas na tela principal do Windows (Desktop), a não ser que você modifique suas localizações.

A vantagem de deixá-las na tela principal do Windows, é que facilita muito o acesso, não necessitamos estar procurando aonde está uma determinada pasta. E por estarem na cor azul, se destacam frente a outros ícones.

Muitos podem achar pouco o espaço de 5GB, mas acreditem, é o suficiente.

Eu que utilizo o Mesh há longo tempo, ocupo apenas 18% de sua capacidade máxima.

Quanto as versões do Windows, utilizo o Mesh em computadores com o Windows XP, Windows Vista, Windows 7 versões 32 bits e 64 bits, 100% de compatibilidade entre o Mesh e eles.

Até mesmo este artigo que estou escrevendo, está sincronizado com o Mesh sendo copiado para meus outros sistema. Deste modo, além do aspecto da seguranças, iniciei o artigo utilizando um computador e o terminei em meu notebook, sem a necessidade transportar uma cópia entre os equipamentos que utilizei.

Mas o Mesh não é só isto não:

Ele também permite o acesso remoto aos computadores que estão sincronizados com nossa conta.

Nesta imagem ao lado visualizamos nas laterais a tela do computador que estou utilizando para escrever este artigo e na janela central a tela de meuNetbook, que está em outro local, e que estou acessando remotamente através doMesh.

Este acesso remoto já me ajudou por diversas vezes quando precisei acessar um programa instalado em meu outro computador, que estava em outro local longe de onde eu estava.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Prof. Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook

Deixe uma resposta

