Segurança: Paranóia ou necessidade ?

Nos dias de hoje, o grande assunto do momento está realicionado com a segurança das informações.

Programas poderosos de proteção contra de vírus, contra a invasão do computador e outros riscos são monitorados 24 horas por dia, através dos inúmeros software  disponibilizados no mercado.

Passamos a adotar procedimentos  preventivos, de modo a proteger nossos sistemas e as informações que lá estão armazenadas.

Entretanto, apesar de toda a preocupação na proteção do sistema, algumas vezes brechas são deixadas disponíveis para qualquer um que queira prejudicar terceiros.

Muitos vão rir desta matéria, mas hoje estava eu em uma empresa no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, quando resolvi ir ao banheiro.

Para meu espanto, pela janela do banheiro, cabos e fios de sinais de dados de TODAS as empresas daquele bloco estavam desprotegidos e disponíveis para qualquer um. Um simples alicate ou uma pequena lâmina de serra e adeus a toda comunicação digital.

Na empresa onde eu me encontrava, recursos avançados de segurança eram adotados, controles de acesso, firewall, etc etc etc, porém com um simples gesto a empresa poderia ser tirada do ar, causando sérios prejuízos.

Até mesmo monitorar a conexão de uma das empresas daquele bloco seria fácil, frente a disponibilidade dos cabos onde todos sinais digitais trafegavam.

No ponto de vista de segurança da informação, muitas vezes observo a adoção de procedimentos e recursos avançados, enquanto pequenos pontos que passam desapercebidos comprometem toda a segurança e investimentos realizados.

Nesta foto ao lado que tirei, podemos ver em detalhes os cabos que passam pelo duto central de ventilação, parte comum de todas as salas, de todos andares do prédio. Os cabos estão envolvido por protetor plático, de modo a deixá-los organizados.

Certamente, os cabos utilizam o duto central para sua instalação, devido a falta de caminhos apropriados para a circulação dos cabos de sinais de todas as salas.

Um pequeno descuido que comprometeu toda a segurança e  instalação do prédio onde eu estava, no ponto de vista da segurança da informação.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: