O novo padrão de tomadas de 3 pinos

Entrou em vigos a utilização do novo padrão de tomadas com 3 pinos, em todo o território nacional.

Novos equipamentos elétricos e eletrônicos já incorporam este novo padrão, o que inicialmente causará alguns problemas para os usuários.

Todo os equipamentos que possuem cabo de alimentação para ser ligado na tomada elétrica, já estão implementados com este novo padrão forçando ao usuário a trocar a tomada fêmea existente em sua parede ou, provisoriamente, utilizar um adaptador.

Os equipamentos de proteção, no-break por exemplo, também já passam a incorporar este novo padrão tanto na tomada a ser conectada a um ponto de alimentação, quanto nas tomadas onde os equipamentos a serem protegidos serão conectados.

Para podermos ligar o cabo de alimentação do equipamento a ser protegido (computador, monitor, modem, etc) ao no-break, necessitaremos também de adaptadores.

Ao longo do tempo, a medida que formos trocando nossos equipamentos por outros mais modernos, estes já estarão com as tomadas no novo padrão, mas por enquanto este problema ocorrerá.

Na imagem ao lado podemos visualizar as tomadas existentes em um no-break APC, em seu novo modelo já atendendo as normas brasileiras.

Os adaptadores são facilmente encontrados no mercado, infelizmente proporcionando um gasto extra ao usuário.

Neste fim de semana visitei diversas lojas de material elétrico, onde facilmente encontrei os adaptadores. Infelizmente, por ser uma necessidade atual, muitas lojas estão cobrando preço alto pelo adaptador. Encontrei diferenças de preços de mais de 100% de uma loja para outra.

Ao adquirir adaptadores das tomadas de 2 pinos para 3 pinos e de 3 pinos para 2 pinos, fique atento a qualidade do mesmo, já que este adaptador será mais um ponto de contato entre seu equipamento e a tomada onde este será conectado.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

2 Respostas to “O novo padrão de tomadas de 3 pinos”

  1. ademardutra Says:

    Caro Arnaldo,
    Como sou Eletricista profissional, peço ao Sr. que faça um complemento a essa materia servindo assim de alerta para todos usuarios de adaptador e regua de tomadas (principalmente aquelas de plasticos as mais baratas e facil de se encontrar no mercado). Eu aqui do preferencia as com corpo de metal e com tomadas similar às de uso na parede.
    1°. Temos de ter em mente que há no mercado adaptadores assim como as reguas de tomadas no mercado sem a aprovação do INMETRO, portanto sua qualidade é duvidosa e perigosa. E pior há pessoas que compram na banquinha do camelo.
    2° A utilizarmos o adaptador temos que ter em mente que deva ser provisorio e não definitivo, ele é basicamente como os Benjamins, portanto estaremos colocando em risco todo o sistema eletrico (tomadas da parede ou reguas de tomadas, aparelhos ligado, fiação) onde for utilizado.
    3° O preço do conjunto de tomada de embutir (suporte, placa e tomada), não é tão mais caro que o proprio adaptador. E ao se trocar esse conjunto aproveite tambem para observar o estado da fiação nesse ponto e se a mesma esta dimencionada para a carga a ser usada.
    Tenho me deparado em muitas instalações eletricas que fios estão inadequados para a carga dos equipamentos (subdimencionados), circuitos eletricos com disjuntores para carga maior que o proprio fio possa suporta (sobredimencionados) e aqui há outro problema a ligação de mais de um circuito eletrico no mesmo circuito.
    Eu mesmo já escutei de muitos clientes que acreditavam que não precisariam trocar a fiação eletrica simplesmente pelo fato de estar funcionando tudo normalmente e que tambem não sabiam que fios, tomadas, interruptores, disjuntores e outros tem seu tempo de vida util.
    Portanto Sr. Arnaldo as pessoas simplesmente vão ligando seus equipamentos em uma unica tomada, em unico circuito, e em muitas das instalções eletricas que ultrapassam a mais de 10 anos. Com isso não só a queima de aparelhos passam a ser uma constancia, como o de incendio é enorme.
    As pessoas devem ter a conciencia do uso de um profissional qualificado e não daqueles que fazem de tudo e no fim não fazem nada conforme as normas, se quer sabe o que é dimencionamento de circuito, calculo de demanda do circuito e outros.
    Abraço

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: