Redes Sociais: substituindo outras fontes de notícias.

Ontem, sábado 21/08 , foi um dia bem agitado aqui no Rio de Janeiro, frente aos problemas que ocorreram em São Conrado e a invasão do Hotel Intercontinental por bandidos e traficantes.

Diariamente, antes de sair de casa, tenho o hábito de consultar as redes sociais que utilizo regularmente, para saber das notícias e novidades.

Logo encontrei mensagem sobre o fechamento do tráfego em São Conrado (graças a minha amiga Deborah, oi Deborah) que me alertou do problema. Acredito que ela tenha sido a primeira a postar notícias sobre o assunto no Facebook e Twitter.

Alguns minutos depois começaram aparecer as notícias de outros usuários. Resolví então ficar em casa (um absurdo não acham???? IPTU caro, falta total de segurança em todos os locais, omissão de responsabilidades dos reponsáveis, propaganda eleitoral prometendo “tudo” na TV, etc etc etc) e passei a acompanhar as notíciais pelas redes sociais.

Notamos nos dias de hoje as facilidades da comunicação através dos dispositivos móveis que permitem que usuários, de qualquer local divulgem informações. É comum sabermos das novidades através do acesso a um Twitter, por exemplo, antes que a informação seja divulgada no rádio ou TV.

O importante, quando da utilização de Redes Sociais, é sabermos selecionais quais usuários ou serviços iremos cadastrar para o acompanhamento das informações.

Tenho cadastrado no Twitter os principais Jornais e meios de comunicação, além de amigos, jornalistas e outros, que sempre divulgam informações atualizadas e não apenas ficam jogando “conversa fora”. Também gosto, de vez em quando, jogar conversa fora, mas também gosto de receber informações atualizadas hehehehehe.

Divulgo a todos o endereço de meu Twitter e Facebook , aos amigos, aos meus alunos, em meu site e blog, etc, pois sei que esta é uma ferramenta extremamente poderosa, nos dias de hoje.

Uma boa escolha de quem iremos seguir é de primordial importância, inclusive para que o acompanhamento de suas Redes Sociais não seja um fato  desmotivador e sem entusiasmo.

Mas como encontrar estas fontes de informações?

Primeiro, fique sempre atento as informações de endereços do Twitter que são divulgadas nos meios de comunição (TV, Jornais, Revistas, Sites, etc)

Como segunda sugestão, verifique nas redes sociais de seus amigos, quais redes são por ele(a) seguidas.

Defina sua área de interesse, que dará base para você cadastrar quem deverá ser por você seguido. De nada adiantará você seguir milhares de pessoas ou serviços, pois não conseguirá ler todas as informações por eles postadas.

Ao longo do tempo, “garimpe” seus contatos cadastrados em suas redes sociais: elimine os que não são interessantes e cadastre novos contatos.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: