Minhas ferramentas prediletas: Programas e Serviços – parte 1

Nos dias atuais, com a necessidade de pronto acesso as informações independente de nossa localização, a utilização de programas e serviços que possibilitem esta  facilidade se tornou um necessidade imediata.

A  possibilidade de termos alguns de nossos dados e informações armazenados fora de nossos sistemas, com acesso pela Internet, facilitou muito nosso trabalho. Esta é a famosa  tecnologia  da “Computação nas Nuvens – Cloud Computing” .

Muitos não notam, mas só o fato de estarmos acessando nossos e-mails através de uma página web (Gmail, Hotmail, por exemplo) já é um início de utilização das facilidades da Computação nas Nuvens

Vou descrever nos artigos que estarei escrevendo, os serviços, programas e facilidades que utilizo em meu dia a dia, importantes para mim.

 

Guardando Senhas com segurança:

Por incrível que pareça, tudo nos dias de hoje necessita de uma senha ou um código de acesso. Bancos, navegação Internet, cartão de crédito, etc, etc.

Muitos usuários tendem a utilizar uma senha única, assim nunca a esquecerão. Este é um procedimento que coloca em grande risco toda sua segurança, pois se ela for descoberta ( por um descuido, por exemplo ) seu sossego acabará.

Utilizar senhas diferentes, uma para cada finalidade é um grande problema para nós, pois será impossível memorizá-las.

Para nossa sorte, programas para esta finalidade estão disponíveis, indico aqui meus programas preferidos.

Pessoalmente utilizo 2 programas para guardar minhas senhas, o Password Safe  e o KeePass.

Ambos são programas gratuitos, código aberto, com excelente proteção.

O Password Safe (http://pwsafe.org/)  requer a instalação em um computador para o acesso as informações e senhas.  Utilizo-o há longo tempo, sendo este o meu preferido.

O grande problema é a necessidade de tê-lo instalado em um sistema para poder utilizá-lo. Possuo o PasswordSafe instalado em todos meus computadores, minimizando assim o problema, mas caso eu esteja em situação móvel, sem meus computadores, não tenho como acessá-lo.

Vamos agora conversar um pouco sobre o KeePass (http://keepass.info/) , que fiquei conhecendo recentemente através de um artigo da revista PCWord.

Este também é um programa grátis, código aberto, que passei a utilizar recentemente.

Excelente programa, o KeePass possui a vantagem de disponibilizar versão para uso em remoto em pendrive, possibilitando assim levarmos o programa conosco e utilizá-lo em qualquer sistema.

Um ponto que achei interessante, o KeePass possibilita a importação dos dados gerados no PasswordSafe e vice-versa.

No próximo artigo estarei escrevendo sobre as facilidades que utilizo para guardar meus arquivos na Internet, possibilitando o acesso quando estou em situações móveis.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

