O que utilizar: SSD ou HD ?

O armazenamento de informações em unidades de disco, implementados através de memórias e não com partes móveis (no caso dos discos rígodos – HD) já é uma realidade que pode ser adquirida no mercado.

A grande vantagem da unidade de disco em estado sólido (SSD) é sua velocidade, confiabilidade e estar propensa as falhas e problemas (mecânicos e eletrônicos) que ocorrem nos discos rígodos – HD, devido as suas partes móveis e problemas na superfície de gravação.

Muitos notebooks e netbooks já estão sendo disponibilidade com SSD no lugar do HD. Servidores também são disponibilizados com discos do tipo SSD como na foto acima. No link da Intel podemos ver as especificações de um tipo de unidade  SSD.

Apesar da alta confiabilidade do produto e velocidade, a capacidade de armazenamento e seu preço ainda são pontos negativos desta tecnologia, sendo o preço de uma unidade SSD de cerca de 160GB mais de 15 vezes o valor de um HD de 1TByte.

Certamente com o aumento do volume de produção das unidades SSD ao longo do tempo, seu valor irá cair, possivelmente chegando no futuro ao valor dos atuais HDs de altas capacidades.

Devemos prestar atenção a este fato, pois muitas vezes, ao comprarmos em equipamento de informática, poderemos estar pagando por este um valor muito superior ao seu valor normal, se este estivesse equipado com unidade de disco rígido tipo HD.

Para equipamentos onde altas confiabilidades são necessárias, o investimento em SSD valerá a pena.

Nos dias de hoje, praticamente todos os fabricantes de HD já disponibilizam os discos de estado sólido SSD. Muita informação pode ser encontrada na Web.

Divirtam-se.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: