Minhas ferramentas prediletas: Programas e Serviços – parte 2

Há pouco tempo, escrevi o início desta matéria – Minhas Ferramentas prediletas – que dou continuidade nesta parte 2.

Como havia dito, continuo cada vez mais adepto a computação nas nuvens, ou seja acesso as minhas informações de qualquer local, informações estas replicadas em ambiente web.

Em outras palavras, tenho meus arquivos principais e programas acessíveis através da Internet, esteja eu onde estiver.

Em Outubro me ausentei do Brasil, graças a computação nas nuvens continuei acessando normalmente meus arquivos e informações do dia a dia.

Escreví uma matéria sobre a ferramenta da Microsoft, Mesh que agora se transformou no Windows Live Mesh (leia esta matéria).

Na última atualização da Microsoft, o Mesh convertido para Microsoft Live Mesh passou a ter algumas características que não me atendem mais, além de criar uma estrutura que pode confiundir os menos avisados.

Já sabendo das modificações, através de mensagens disponibilizadas no site da Microsoft, passei a utilizar o DropBox, um serviço para guardarmos nossas informações na web, gratuito até 2GB e pago acima deste. Logo estarei migrando para o plano de 50GB.

Até este momento estou utilizando a versão grátis de 2GB, pois só utilizo a metade da capacidade de armazenamento disponível.

O Dropbox, uma vez instalados em seus computadores, irá manter cópia atualizada de todas as informações, em todos os equipamentos. podemos também acessá-lo através da Internet, de qualquer computador conectado na Internet.

Uma característica que gosto muito é a possibilidade de uso do DropBox no ambiente de celular. Em meu IPhone e BlackBerry mantenho o apliativo instalado, garantindo meu acesso as minhas informações de qualquer local.

Em minha viagem, utilizei muito este recurso. Não necessitei levar meu notebook a todos os lugares.

Outra característica que utilizo no DropBox é a possibilidade de compartilharmos uma pasta por nós especificada, com outras pessoas.

Assim posso ter minhas pastas particulares, apenas disponíveis para mim e designar pastas que podem ser acessadas por terceiros, por mim habilitados.

Se você tem a necessidade de ter seus arquivos disponíveis nos mais diferentes locais e momentos, experimente o DropBox .

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

