Qual será o futuro da mídia impressa?

Ontem recebi meu exemplar da revista Info Exame, da qual sou assinante, e durante sua leitura me dei conta que grande parte das notícias lá destacadas já estavam obsoletas para mim.

O exemplo da revista acima, que recebo mensalmente, se deve ao fato da facilidade que temos nos dias de hoje ao acesso as informações através da Internet.

Basta que um novo produto seja lançado, que uma atualização esteja disponível, enfim que qualquer notícia seja liberada e logo temos sua publicação e comentários disponibilizados na web.

O próprio caderno de informática do jornal O Globo, que era publicado toda segunda feira não é mais publicado deste a semana passada, sendo as notícias de tecnologia e informática agora publicadas diariamente como parte integrante deste jornal. Quando da publicação do caderno de informática uma vez por semana, parte das informações já estavam desatualizadas.

O mesmo está ocorrendo com grande parte da mídia impressa, até mesmo com o jornal que recebemos todas as manhãs em nossa residência. Fatos ocorridos de madrugada ou após o fechamento da edição não podem ser atualizados, levando o usuário a verificar notíciais pela Internet.

Eu mesmo, todo dia antes de sair de casa pela manhã, verifico as notícias atualizadas na Internet mesmo tendo recebido meu jornal impresso.

Acesso os principais sites de notícias, o Twitter, Facebook e outros. Ruas congestionadas naquele momento, arrastões que estão ocorrendo, boas notícias e outras chegam a mim, no momento em que estão acontecendo.

No caso dos blogs, Twitter e outros do tipo, por se tratar de informações muitas vezes postadas por usuários, devemos estar sempre atentos a sua veracidade, mas este será assunto de outro artigo  que escreverei em breve.

Eu mesmo, que recebia diversas revistas impressas, ao longo do tempo fui cancelando-as, recebendo nos dias de hoje apenas algumas publicações que considero importantes.

Apesar da disponibilidade do jornal em meio digital, não abro mão de sentar em uma poltrona, com minha xícara de café, e ler o jornal impresso com calma, principalmente as boas matérias existentes nas diversas colunas publicadas.

Acredito que em curto espaço de tempo, muitas publicações, hoje em papel, serão substituídas por publicações em meios digitais, principamente aquelas que necessitam sua atualização constante.

O próprio usuário tenderá a preferir o acesso as informações através dos meios digitais, no lugar da mídia impressa.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: