Guardando de forma organizada nossas informações

Nos dias de hoje, com as facilidades que as tecnologias modernas  nos oferecem, passamos a ter informações, fotos, arquivos e outros armazenados nos mais diferentes locais: na Internet, em unidade de disco rígido do computador, em unidades externas de discos rígidos, em pendrives, etc, etc, etc.

O grande problema ocorre na hora em que necessitamos acessar estas informações e não conseguimos localizá-las. E quando queremos mostrar uma foto tirada no passado, e não a encontramos?

Na semana que passou, necessitei localizar o telefone do engenheiro que fez uma pequena reforma no banheiro de meu apartamento, o Alberto, e até agora nada de localizá-lo. Já procurei nos celulares antigos, em meus “cadernos de telefones” pela web, no Outlook. Simplemente evaporou….

Aproveitando o dia de hoje, um domingo, resolvi dar uma solução a este tipo de problema.

Apesar de realizar cópias de segurança em duas unidades externas de discos rígidos de 1 TB que possuo, será que estas informações estão atualizadas?

Reuni todos meus pendrives (a foto que mostro acima) e dei uma “geral” neles, passando as informações importantes  para meus HDs de backup. Tinha me esquecido que andava com 6 unidades de pendrive em minha pasta hehehehehehe.

Considero que informações guardadas em unidades de disco rígidos, quer seja internas ou externas, não estão totalmente seguras. Um defeito na unidade, um simples vírus ou outras causas simples poderão comprometer as informações lá amazenadas.

Conforme já mencionei em artigo que publiquei sobre o assunto, utilizo o serviço DropBox para o armazenamento de informações.

Algumas informações são importantes para mim, porém outras são muito importantes. Por exemplo, o material referente as diversas aulas que ministro na universidade e minhas pesquisas são de extrema importância para mim e estas são também guardadas no DropBox. Assim, além de armazenadas por lá, tenho o acesso a elas em qualquer momento, de qualquer local.

Paralelamente, em um de meus pendrives tenho todo o material referente ao semestre em curso, tendo assim minhas aulas e pesquisas sempre disponíveis em meu bolso.

Quanto as minhas listas de contatos telefônicos, passei a deixar uma cópia no serviço de contatos do Google, que realiza sincronismo com meu celular. Atualizo um contato no celular e automaticamente ele é atualizado no serviço on-line.

Meu grande problema nos dias de hoje é em relação as fotos em formato digital. ADORO tirar fotos e em uma de minhas simples caminhadas diárias, cheguei a tirar quase 300 fotos.

Atualmente possuo cerca de 60GB de fotos, estas copiadas em duas unidades de discos rígidos externos e  por segurança copiadas também em algumas mídias de DVD.

Sinto a necessidade de realizar uma cópia de segurança on-line (apesar dos 60GB) pois as fotos são uma das informações mais importantes para mim.

Estou verificando as alternativas existentes (Dropbox, apesar de não ser o serviço ideal para esta finalidade, O Flickr, o serviço do Google, entre outros).

O importante, quando falamos da guarda das informações, é que ela seja realizada de forma lógica e ordenada, facilitando sua localização em necessidades futuras.

Sei que o telefone que procuro não está perdido, mas quanto tempo irei demorar para localizá-lo. Localizá-lo daqui a 6 meses ou 1 ano, não atenderá mais minhas necessidades.

A utilização de um serviço contratado de armazenamento, que não seja renovado (esquecimento, por exemplo) também perderá todas as informações lá guardadas.

Este é o ponto que devemos ter em mente, pois nos dias de hoje, com as atuais tecnologias e suas facilidades, a quantidade de informações que geramos imensa e parte dela importante para uso futuro.

Devemos ser organizados, pois de nós dependerá o envio da informação para nossos meios de armazenamento de segurança.

Não se esqueçam: uma informação poderá perder seu valor no momento em que não estiver mais atualizada.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

