Conheça o QRCode, uma ótima ferramenta de marketing

Muitos não conhecem o QR Code, atualmente encontrado em forma de etiqueta fixada em produtos.

O QR Code surgiu com a finalidade de incorporar informações que podem ser lidas através de aplicativos instalados em telefones celulares.

Assim, se estamos em uma loja, vendo uma vitrine e nos interessamos por algum produto, por exemplo, bastará rodarmos o  programa instalado no celular, apontar a câmera do celular para a etiqueta e acessarmos as informações lá disponibilizadas.

Há pouco tempo, em uma de minhas viagens, estive na loja BestBuy nos Estados Unidos. Na vitrine uma super imagem de imagem QR Code já era disponibilizada para quem passava em frente a loja.

Entrando na loja, verifiquei que todos os produtos possuiam etiqueta QRCode, que permitiam o acesso as características dos produtos simplesmente lendo este código pelo celular.

 Deste modo não tive necessidade de chamar um vendedor para obter informações básicas dos produtos.

Imaginem, ao longo do dia, quantas vezes o vendedor deixou se ser solicitado para fornecer informações básicas que eram acessadas diretamente pelos clientes. Por outro lado, clientes passaram a ter informações, antes não disponibilizadas, ou disponibilizadas de forma resumida. Alguns códigos consultados levavam diretamente para a página do fabricante do produto, com suas informações detalhadas.

Aqui no Rio de Janeiro, em uma de minhas compras no Supermercado Pão de Açucar, fiquei surpreso quando, na área de carnes, verifiquei a existência da etiqueta com o QRCode em muitos produtos.

Na área das carnes, não resisti, peguei o celular e realizei a leitura do código. O programa navegador internet se abriu, levando para uma página com detalhes do corte de carne, região de procedência e diversas outras informações interessantes.

Que tal a idéia do QRCode ser adotado pelos fabricantes de vinhos e outras bebidas, com informações de sua procedência, características da bebida, etc, etc, etc.

Se pararmos para pensar, encontraremos inúmeros usos para o QRCode. Imaginem uma camiseta com um QRCode estampado: uma ótima ferramenta de marketing que despertará a curiosidade das pessoas para visualizar a informação que está sendo divulgada. Um exemplo.

Mas como gerar nossos códigos no padrão QRCode?

A geração do QRCode pode ser realizada gratuitamente atraveés do site http://qrcode.kaywa.com/ onde podemos escolher entre a geração apenas de um link web, de texto que pode conter link, endereço de e-mail, telefone, etc, um número de telefone ou gerar uma mensagem SMS.

Outras facilidades para a geração do QRCode podem ser encontradas na Internet,

Os leitores do código QRCode também são disponibilizados gratuitamente. No meu IPhone utilizo o aplicativo “QR Code Reader”. Utilizo também aplicativo no Blackberry e no Nokia. Os aplicativos atualmente estão disponibilizados para todas as plataformas utilizadas pelos telefones celulares.

No próprio site informado acima temos a disponibilidade de programa leitor do código para modelos de telefones da Nokia, Sony, Motorola, Samsung, etc.

O link direto: http://reader.kaywa.com/phones

Só como observação, em meu BlackBerry utilizo o aplicativo BeeTagg.

[tweetmeme source=”arnaldorj”]

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: