Porque ter um blog ?

Muitas pessoas me questionam sobre a necessidade de termos ou não um blog para publicação de informações na Internet, se já participamos das redes sociais. Não seriam elas suficientes ?

Utilizo muito as redes sociais, principalmente o Twitter e o Facebook para me manter atualizado e trocar informações com outros usuários.

Costumo dizer que o Twitter é um ótimo local para nos mantermos atualizados sobre o que acontece em nossa volta e no mundo. Recebo informações sobre tudo o que está ocorrendo, notícias, novidades em função dos Twitters dos quais sou seguidor.

Já o Facebook, utilizo para manter contato com amigos e outros usuários e trocar informações sobre os mais diversos assuntos.

Pela limitação do Twitter e do Facebbok, não podemos publicar uma matéria completa sobre um determinado assunto, primeiro pela limitações do Twitter dos 140caracteres e no Facebbok por não ser este seu propósito. Também não teremos as facilidades de edição e publicaçõa de textos e imagens.

Através do uso do Blog, podemos facilmente publicar artigos, matérias ou até mesmo publicarmos um site na Internet, de modo fácil e sem complicações, sem a necessidade de conhecermos linguagem de programação e outras ferramentas. O custo? Zero se utilizarmos a  facilidade de publicação no próprio domínio do blog (como é o caso deste artigo).

Minha ferramente predileta de publicação de Blog é o WordPress (http://wordpress.com) com a facilidade de seleção do idioma Português.

O aprendizado é rápido e fácil, já que este aplicativo tem uma interface muito amigável com o usuário.

Ferramentas importantes para quem publica informações na web são também disponibilizadas, onde podemos verificar a estatística de acesso ao nosso blog e diversas outras informações. De que vale publicarmos informações na Internet se não soubermos se as mesmas estão tendo aceitação e sendo acessadas pelo nosso público alvo?

A necessidade de termos um site dedicado e orientado para as nossas necessidades passou a não ser a melhor solução em muitos dos casos, sendo facilmente substituido por um blog.

Pequenas empresas, profissionais liberais, prestadores de serviços encontraram nesta ferramenta a solução para seus problemas, sem a necessidade de contratação de serviços de desenvolvimento e outros muitas vezes necessários para a publicação e gerenciamento de um website.

No blog, você mesmo poderá gerenciar todos os recursos e ferramentas de modo fácil de direto, sem a necessidade de conhecimentos específicos ou avançados sobre o assunto.

E então, o que você está esperando para criar e publicar seu blog?

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
Outras publicações do Mefano:
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: