O Tablet Motorola Xoom – primeiras impressões

Há longo tempo penso em utilizar um tablet, de modo a substituir meu netbook, um equipamento  ferramenta já um pouco ultrapassado. Quer seja pelo peso, tempo de autonomia de bateria e falta de conexão 3G.

O importante  hora de decidirmos adotar o tablet, é conseguirmos definir nossa real necessidade de utilização.

Como utilizo um Iphone, sei das vantagens dos aplicativos disponibilizados para o IPhone e IPad(Tablet) , que me atendem em parte de minhas necessidades.

Cheguei até a pensar em adquirir um IPad, atualmente o IPad2, porém este não conseguiria substituir meu netbook, no ponto de vista de programas, navegação e outras necessidades.

Com o recente lançamento do tablet Xoom da Motorola, este rodando o sistema operacional Android, passei a segui-lo pela Internet, acompanhando os testes e impressões dos usuários.

Pelas minhas necessidades, o tablet rodando o sistema Android pareceu ser uma das soluções para mim.

Neste fim de semana, adquiri uma unidade e coloco aqui minhas impressões. Não pretendo fazer testes de desempenho, muito menos mostrar os prós e contras, mostrar o produto desmontado ou ensinar como utilizá-lo.

O primeiro impacto foi bom pelas facilidades apresentadas pelo equipamento,  e um pouco confuso pois estamos orientados ao modo de utilização do Windows, sendo o sistema Android, uma outra concepção de sistema.

Em uma tarde de uso eu já estava acostumado com  a nova interface e seu modo de utilização. Com certeza , ao longo do tempo irei descobrindo novidades.

Apesar da disponibilidade de aplicativos na loja Android, milhares deles gratuitos (me acostumei aos aplicativos com a utilização do IPhone) pelo simples fato de navegarmos normalmente pela Web, abrindo sites que utilizam Flash e outros plug-ins, este ponto já mostrou uma ponto de grande vantagem sobre o IPad.

Nos próximos dias irei testar a versão do navegador Firefox para Android, frente ao navegador nativo que faz parte de seu sistema operacional.

Coloquei os aplicativos do Facebook e Twitter, mas logo verifiquei que eles são dispensáveis, já que podemos abrir nossas páginas pelo navegador, de modo idêntico a sua abertura em um computador / notebook. Neste modo temos apresentação mais completa e confortável no ponto de vista de navegação.

O equipamento é extremamente rápido, com processador de 2 núcleos, mas, tal como em um computador de mesa, temos que tomar o cuidado de não nos descuidarmos e instalarmos todos os aplicativos que aparecem em nossa frente.

Ao conectar o Xoom através de cabo USB ao meu notebook, imediatamente este foi reconhecido. Aproveitei para colocar minhas fotos preferidas no tablet.

Através da porta USB, podemos também conectar um meio de armazenamento externo ao Xoom, como por exemplo um pendrive, um HD externo ou outro meio de armazenamento. Um cabo do padrão mini-usb para o USB acompanha o equipamento. Existe também a disponibilidade de conector para utilização de cartão de memória Micro-SD, mas andei lendo que esta versão de sistema operacional ainda não o reconhece. Como não tenho nenhum cartão de memória disponível no momento, realizarei esta verificação nos próximos dias.

O equipamento realmente atendeu minhas espectativas no ponto de vista de recursos e operação. No ponto de vista de proteção física do equipamento, estou com dificuldades de encontrar um case para protegê-lo, já que a própria Motorola Brasil ainda não o disponibiliza (um ponto negativo para a Motorola, que deveria disponibilizar as facilidades para o Xoom, junto com o lançamento do produto). O Xoom não vem acompanhado de capa protetora ou case próprio.

Passei a utilizar o case que protege meu netbook, um quebra galho por enquanto.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
Outras publicações do Mefano:
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

