O Preço da Tecnologia – Investir ou não?

Nos tempos atuais, a velocidade de lançamento de novos modelos de equipamentos no mercado é surpreendente.

Mal compramos um novo celular, por exemplo, e logo ele estará obsoleto. Com os computadores de mesa e notebooks, a velocidade é ainda maior, o que faz com que nosso investimento logo esteja desvalorizado.

O que sempre pergunto é se realmente necessitamos trocar nossos equipamentos eletrônicos, na mesma velocidade do mercado. Certamente não.

A propaganda na mídia digital, TV e jornais é massacrante, fazendo de tudo para que o usuário invista em novos equipamentos. Afinal de contas, os fabricantes necessitam faturar e vender de modo a justificar os novos equipamentos.

Certamente os lançamentos recentes possibilitam novos recursos e facilidades, que poderão nos ajudar, e muito, em nosso dia a dia.

Devemos sim saber o momento certo de trocar nossos equipamentos, frente a uma análise da real necessidade de seu uso.

Eu mesmo planejava trocar meu notebook, atualmente um Dell 5400 “bem equipado” por um novo modelo, os que estão sendo lançados no mercado com a nova geração dos processadores Intel (Segunda Geração).

Outra necessidade, esta imediata, era a quisição de um Tablet, de modo a facilitar meu acesso móvel.

Minha necessidade era um Tablet que pudesse substituir meu Netbook durante minhas saídas (veja o artigo: O Tablet Motorola Xoom – primeiras impressões ).

Optei pelo equipamento da Motorola, lançado recentemente no Brasil, o Xoom. Realizei esta aquisição há 2 semanas.

Pela facilidade do equipamento, seu longo tempo de duração da bateria e facilidade de levá-lo a qualquer local, mesmo quando estou em casa ou no escritório, passei a utilizar bem menos meu notebook, muitas vezes não o ligando durante todo o dia.

Deste modo, a aquisição de um novo notebook passou a não ser mais uma necessidade imediata, até mesmo porque o notebook atual possui a performance necessária para minhas tarefas.

O mesmo ocorre com outros tipos de equipamentos, como por exemplo telefone celular. Usuários do IPhone 3GS, assim do lançamento do novo modelo IPhone 4, imediatamente realizaram a troca do equipamento. Será, realmente, que necessitavam dos novos recursos deste novo modelo? A Apple, por exemplo, costuma lançar um novo modelo de seus equipamentos no intervalo de 1 ano. Os usuários irão trocar seus equipamentos uma vez por ano?

A pergunta que devemos fazer é qual o retorno que teremos em funcionalidade, características, facilidades, etc na aquisição de um novo equipamento. Se realmente chegou a hora da troca, não pense 2 vezes e atualize seus equipamentos.

Na dúvida, espere um pouco para decidir, o mundo não acabará se você não trocar imediatamente seus equipamentos.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
Outras publicações do Mefano:
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: