Computadores ligados 24 horas por dia

Você desliga seus computadores durante a noite ou quando não os utiliza?

Nos dias de hoje, quando falo em computador, já não estou me referindo apenas ao computador de mesa e sim aos smatphones, tablets e outros meios de acesso a dados

O computadore de mesa, caso vocês tenham notado, está cada vez menos utilizado, frente as facilidades de acesso a Internet que temos atualmente em mãos.

Algumas vezes, realmente necessitamos realizar tarefas que necessitam grande capacidade de processamento, tais como  desenvolvimento de bancos de dados, geração de artigos completos e mais pesados entre outros.

Se pararmos para verificar, notaremos que na grande parte das vezes que ligamos o computador, o fazemos para o acesso aos nossos e-mails, redes sociais e para navegarmos pela Internet.

Eu mesmo, nos fins de semana e na parte da noite, quando estou fora da empresa, praticamente não ligo mais meu notebook. Utilizo meu Tablet e meu celular para o acesso as estas informações.

Falando em smartphones e tablet, passei a não desliga-los. Ficam on-line, 24 horas por dia. Afinal de contas, porque desligá-los?

Nos dias de hoje utilizo 2 smartphones (IPhone e BlackBerry) um para minha “vida particular” e outro para minha vida profissional e um Tablet (Motorola Xoom) que passaram a ficar ligados 24 horas por dia. O único porém é que coloco os telefones em vibração na parte da noite, afinal de contas, será que alguém tentará me ligar durante a madrugada, podendo ser até alguma ligação por engano?

Logo pela manhá passo estes dispositivos aos seus modos “normais” de operação.

Outra grande vantagem de estarmos sempre utilizando nossos computadores é que os mesmos estarão sempre atualizados, no ponto de vista de seus programas e aplicativos. Veja meu artigo Ligando o computador periodicamente – uma necessidade.

Será que a tendência será a utilização apenas dos sistemas portáteis tipo Tablets e Smartphones?

Certamente que não. Muitas atividades requerem grande capacidade de processamento, capacidades estas não alcançadas pelos dispositivos portáteis. Afinal de contas, está não é sua finalidade.

Quando realizo processamentos e simulações matemáticas para minhas pesquisas tecnológicas, até mesmo meu notebook fica um pouco lento. Aplicativos do tipo MathCad que rodo  frequentemente e outros do gênero não foram concebidos para seu uso em equipamentos com reduzida capacidade de processamento. Outros exemplo:  gerações gráficas tipo Photoshop, Autocad e outros também requerem grandes capacidades de processamento  e memória.

Voltando ao tema deste artigo, trocando informações com usuários, alguns me reportam que só ligam seus celulares na hora que necessitam utilizá-los. Perguntei o porque desta decisão: para não gastar bateria…..Sem comentário….

Outros possuem dispositivos portáteis, mas quase não os utilizam por estarem “acostumados” ao uso dos computadores de mesa.

Aproveitem as facilidades que os dispositivos portáteis proporcionam, não que necessitemos estar acessando nossas informações 24 horas por dias, mas sim podermos contar com esta facilidade em qualquer momento, em todas as nossa necessidades.

Quanto a desligar os dispositivos portáteis durante a noite ou quando não estão em uso, não vejo mais esta necessidade, sendo apenas uma questão de costume e hábito.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
Outras publicações do Mefano:
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

