Tecnologias e os tempos modernos

Nos dias de hoje, ficarmos sem internet e sem conexão com o celular passou a ser um fato não mais aceito por nós, usuários de tecnologias.

Passamos a utilizar os recursos da computação nas nuvens, onde temos acesso aos nossos arquivos, contas de e-mail e praticamente qualquer informação, bastando para isto uma simples conexão internet ou a um serviço de dados.

Hoje mesmo necessitei da cópia de um exame médico que não estava fisicamente comigo. A solução foi simples, pois passei a digitalizar as informações que considero importantes. Do celular, acessei meus arquivos digitalizados e lá estava o exame disponível para minha leitura.

Nossa dependência com a  tecnologia aumenta a cada dia (ainda bem) aumentando em muito nossa produtividade. O grande problema, que muitas pessoas não percebem, é que a tecnologia que garantirá nossos acessos a estas informações não possuem o grau de disponibilidade esperado e muitas vezes , da qualidade necessária para garantirmos este tipo de acessos.

Por exemplo, conseguirmos a disponibilidade de uma rede Wi-Fi gratuita e liberada para uso público  não é tarefa fácil.

Os serviços de internet pagos nem sempre garantem a qualidade e disponibilidade do serviço no esquema 24 horas por dia, 7 dias por semana. A queda de sinal ou mesmo performance é comum neste tipo de serviços.

Considerando as redes de dados das operadoras de celulares, também não temos garantia de qualidade e disponibilidade durante todos os momentos, mesmo nos grandes centros.

Conforme costumo dizer, não existe a melhor operadora de celular ou provedor Internet. Existe sim aquela que está boa no momento.

Nesta semana, ao sair do Rio de Janeiro e ir para Mangaratiba, fui surpreendido pela total falta de serviço de minha operadora principal de celular. Minha sorte é que possuo conta em outra operadora, o que permitiu que eu e minha família não ficassemos ilhados e sem comunicação. quanto ao acesso a dados, o tablet que possui acesso por rede 3G de outra operadora garantui meu acesso.

Em minha residência, localizada no bairro da Barra da Tijuca, tenho sinal de minha operadora de celular com baixa intensidade, principalmente quando estou no modo 3G para comunicação de dados.

Conforme voces notaram, problemas ocorrem e acredito, nunca ficaremos livres deles.

O que fazer então?

Aqui estão minhas indicações e conselhos.

Primeiro: use e continue usando a tecnologia a ser favor. aproveite seus recursos e facilidades utilizando-a em sua plenitude

Tenha sempre uma segunda alternativa, caso seu acesso principal negue serviço. Se você depende da tecnologia, esta será uma solução inteligente.

Problemas acontecem e passe a não ser preocupar sempre que eles ocorrerem. Relaxe e curta a vida. a tecnologia está aqui para nos ajudar, mas momentos sem ela são também úteis. Aproveite-os.

Sempre que um problema ocorrer, reporte ao prestador de serviço e abra um chamado. Este procedimento será importante, até mesmo para que a empresa melhore seus serviços.

Mantenha seus equipamentos e programas sempre atualizados. Este procedimento garantiará o seu perfeito funcionamento bem como sua segurança.

E por falar em segurança, preste sempre muita atenção nos fatores que poderão comprometê-la. Fique atualizado, leia sobre o assunto.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
Outras publicações do Mefano:
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

 

 

Deixe uma resposta

