Seu No-Break está com as baterias boas?

O fim de ano chegou e está na hora de realizarmos as verificações de costume em nossos equipamentos, para não termos surpresas futuras.

Por falar em verificar, você tem verificado as baterias de seu no-break?

Publiquei este artigo no início deste ano, e aqui está ele novamente, atualizado.

Há quanto tempo você não verifica as baterias de seu no-break?

Grande parte dos usuários de computadores só dão conta da necessidade de verificar e trocar as baterias de seu no-break, quando este para de funcionar, deixando-os na mão.

Normalmente isto ocorre nos momentos que mais necessitados do computador e aí, é aquele desespero. Já tive cliente ligando para meu celular em um domingo, pedido para eu abrir a empresa e fornecer uma bateria.

Devemos nos lembrar que o no-break é equipamento de proteção não só para computadores, mas também para equipamentos eletrônicos sensíveis aos problemas da rede elétrica.

Pessoalmente utilizo no-break para proteger meus computadores de mesa, notebooks, carregadores de tablet e celulares. Minha televisão principal, de Plasma e 50” também é protegida por um no-break.

Tão importante quanto a proteção do equipamento, é sabermos o tipo correto de nmo-break que devemos utilizar. No artigo que escrevi e publiquei em meu site (http://www.csolutions.com.br/mundoinf/estab.htm) você encontrará muitas informações sobre o assunto.

A foto que mostro acima  é de um conjunto de baterias que retirei de um no-break que havia parado de funcionar.

O interessante: o no-break alertava para a necessidade da troca de suas baterias, fato desprezado pelo proprietário do equipamento durante semanas.

Como regra, independente de existir ou não indicação ou alerta da necessidade de troca das baterias de meus no-break, recomendo  a troca das baterias de um no-break a cada 2 anos, garantindo assim seu  correto funcionamento.

Periodicamente realize também teste de verificação do estado das baterias. Se possível, realize uma inspeção visual de modo a verificar possíveis problemas.

Realize também o teste da falta de energia, retirando o no-break da tomada e verificando se ele continua a fornecer energia em suas saídas. De modo a não correr riscos de ter seu computador desligado de forma imprópria durante este teste, ligue no no-break apenas uma lâmpada incandescente de 60 ou 100Watts na saída do no-break durante esta fase de verificação.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
Outras publicações do Mefano:
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter Nosso FaceBook Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: