Altas temperaturas do verão x computador

O verão já chegou, se bem que ainda meio estranho, mas as temperaturas já estão bem  altas.

O problema do passado, com processadores trabalhando em altas temperaturas e máquinas apresentando problemas praticamente já é passado, frente as atuais tecnologias.

Para nossa sorte, as tecnologias modernas criaram novos processadores com altas capacidades de processamento e vários núcleos trabalhando simultaneamente, porém trabalhando em temperaturas bem mais baixas que os processadores do passado.

Mostro ao lado  imagem gerada pelo programa Speccy (que recomendo para todos), onde  podemos visualizar as temperaturas internas de meu notebook, que mesmo possuindo um processador Intel Core I7, estava trabalhando na temperatura de 52 graus, quando em processamento pesado.

Na segunda  imagem, no caso meu Netbook Asus antigo, com processador Atom, notamos que este está trabalhando na temperatura de 73 graus, que considero bem alta. Já tive casos de travamento do netbook em dias muito quentes.

em um dos sistemas que possuo em em minha empresa, onde utilizo um processador Intel Core 2 Duo com 4 núcleos, o processador trabalha em  44 graus, em uso normal.

 

No caso do Netbook, todas as entradas e saídas de ar estão desimpedidas, porém o problema da temperatura está diretamente ligado a tecnologia do processador. Os processadores Atom modernos trabalham em temperaturas bem mais baixas.

O importante, que devemos ter sempre em mente, é a importância de atualizarmos nossos equipamentos para tecnologias recentes, principalmente quando os utilizamos para fins profissionais.

De qualquer modo, independente de utilizarmos ou não  um equipamento de última geração, não podemos nos esquecer de sua manutenção periódica, que deve ser realizada pelo próprio usuário: manter o equipamento sempre limpo, manter sempre desempedidas as entradas e saídas de ar, remover os “lixos eletrônicos” ,  desfragmentar periodicamente os discos rígidos, etc, etc, etc.

Procedimentos simples, realizados pelo usuário, garantirão o perfeito funcionamento do equipamento por longos períodos.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
Outras publicações do Mefano:
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter  Nosso FaceBook   Nosso LinkEdin

 

 

2 Respostas to “Altas temperaturas do verão x computador”

  1. Bruno Rodrigues Says:

    Realmente a tecnologia fornecida pela maioria dos processadores hoje em dia é de alta importância nesses tempos mais quentes, nesse momento meu i5 trabalha a exatos 45° graus junto com outros componentes e a temperatura ambiente aqui está bem elevada, no inverno trabalha entre 20º e 30º graus executando aplicativos pesados. Nem arriscaria ligar meu Pentium 4 a uns 9 anos atrás, fritaria um ovo dentro. hahaha!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: