Redes Sociais – Qual será mesmo seu propósito?

Redes sociais, praticamente utilizas por todos, se tornaram  uma ferramenta poderosa na divulgação das informações.

Já foi o tempo em que o acesso as noticia eram sinônimo de acesso as mídias impressas ou divulgadas pela TV e rádio.

Nos dias de hoje, muitos usuários praticamente não acessam mais as mídias impressas (jornais e outros), devido a limitação de se manterem atualizadas.

As notícias são divulgadas logo pela manhã e apenas no dia seguinte teremos sua atualização. Isto sem contar com a tendência e censura que cada publicação poderá impor na sua divulgação.

O mesmo ocorre nas notícias divulgadas pela TV e rádio. Eu, por exemplo, praticamente não assisto mais os noticiários da TV, tendenciosos, muitas vezes divulgando noticias sensacionalistas para aumentar sua audiência. Muitas vezes acho que vou ver sangue escorrendo da tela para o chão de minha sala.

Com o surgimento das redes sociais, as notícias passaram a ser divulgadas em tempo real, muitas vezes descritas por pessoa que está no local em que está ocorrendo o evento.

Com as tecnologias atuais, facilmente estas notícias são transmitidas e divulgadas. Em uma das enchentes ocorridas no Rio de Janeiro no passado, o noticiário da TV utilizou informações divulgadas por pessoas que estavam presas devido ao acúmulo de água, porém divulgando noticiais através de seus celulares.

Podemos dizer que atualmente, as duas principais redes sociais utilizadas pelas pessoas são o Twitter e o Facebook. Interessante que muitas vezes encontro usuários se perguntando qual o propósito das redes sociais, se não apenas para que cada um possa divulgar informações de sua vida pessoal.

Vejo as redes sociais como uma grande oportunidade de mantermos um círculo de amigos trocando informações entre si, permitindo que encontremos amigos sumidos há muito tempo. Temos também a oportunidade de encontrarmos novos amigos ou conhecermos amigos de nossos amigos.

Costumo dizer que nós mesmos fazemos o perfil de nossa rede social. Podemos escolher quem devemos aceitar para fazer parte de nossa rede, bem como podemos decidir quem deverá ser banido de nossa rede.

Regularmente realizo uma “atualização” da lista de pessoas que fazem parte de minha rede social, eliminando aqueles que divulgam informações sem propósito, colocam palavrões ou não respeitam as pessoas.

Indico a todos: Realize regularmente uma “atualização” de seus amigos, não tenha receio de banir os que não se estão dentro do perfil esperado.

Tenha um propósito para sua rede social. Se em algum momento você se perguntar qual o propósito de sua rede social, é sinal que está na hora de repensar suas redes sociais, rever quem realmente deve fazer parte de seu círculo de amizades na rede social.

Em tempo:

Escrevi este artigo motivado por mensagem de um grande amigo, que postou em sua rede social

Estava pensando: para que serve uma rede social? Será que alguém pode me explicar ?”

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
Outras publicações do Mefano:
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter  –   Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: