Tablet – A grande questão – Qual o tablet ideal?

Tenho lido muitos artigos sobre tablets, onde a grande maioria das matérias tentam abordar o tema de qual o melhor tablet do mercado.

Não concordo muito com esta abordagem, pois devemos verificar primeiro nossas necessidades e ai sim, definir o equipamento ideal.

Atualmente possuo 2 tablets, um IPad nova geração e um Xoom antigoo onde o atualizei com a versão de Android 4.03.

Realmente o IPad é sensacional, porém dentro das limitações de seus aplicativos. Pessoas como eu, que gostam de utilizar o sistema operacional em sua plenitude, ficam limitados com o uso do IPad. Já com o sistema operacional Android, fico livre para pesquisar, mexer e modificar segundo minhas necessidades (ou curiosidade).

Considerando que grande parte dos usuários não necessitam de um tablet com o propósito que eu pessoalmente o utilizo, concordo ser o IPad a melhor ferramenta.

Com o IPad teremos a vantagem das atualizações automáticas da versão do sistema operacional (o IOS) assim que novas versões forem surgindo. A atualização é automática, transparente ao usuário, não requerendo conhecimentos específicos de hardware ou software.

Já nos tablets com o sistema operacional Android, muitas vezes as atualizações não são automáticas, requerendo conhecimento do assunto e intervenção do usuário.  Outra grande desvantagem é que a versão de Android lançada para o tablet de um determinado fabricante ou mesmo um modelo específico de um fabricante poderá não ser totalmente compatível com o tablet ou modelo de outro fabricante.

Em meu tablet Xoom que possui Wi-Fi e 3G, a atualização oficial da Motorola para a última versão de Android não foi disponibilizada. Foi lançada versão para os tablets sem 3G, mas não para o modelo que possuo. Fabricantes de outras marcas disponibilizaram a nova versão, porém não totalmente compatível com meu tablet Motorola.

Realizei então, com a ajuda de um amigo, a instalação da versão 4.03, não oficial pela Motorola, funcionando perfeitamente e sem problemas.

Com certeza, o usuário que não é da área de tecnologia teria dificuldade de instalar esta versão.

Esta é uma das grandes diferenças entre os tablets da Apple e dos outros fabricantes. Nos produtos Apple, as atualizações e instalações são transparentes ao usuário.

Atualmente os tablets com sistema operacional Windows estão surgindo no mercado, o que será uma solução para usuários que necessitam utilizar o tablet dentro da mesma  plataforma de sistema operacional de seus computadores.

Esta deverá ser uma ótima opção, porém ainda não tive experiência com estes equipamentos.

Assim, para definir qual o tablet ideal para você considere os seguintes pontos:

>O tablet não substitui totalmente um notebook, pois não permitirá rodar todos os programas normalmente utilizados no notebook.

>Se o uso do tablet for orientado a acesso internet, e-mails, redes sociais, navegação, etc, o IPad será um ótimo tablet para você.

>Se o uso do for orientado a acesso internet, e-mails, redes sociais, navegação, etc, porém existe a possibilidade de utilização mais profissional do tablet, se você requer mais flexibilidade do equipamento, então o Tablet com Android lhe proporcionará estas facilidades.

>Verifique também se você necessitará conectar  o tablet a outros dispositivos, o IPad possui porta dedicada, necessitando os acessórios da Apple. Os tablets Android já possuem portas USB e outras, permitindo sua conexão direta com o meio exterior.

> Verifique os aplicativos existentes para o ambiente IOS e Android. Por enquanto os aplicativos orientados aos tablets Apple superam os dos tablets Android.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
Outras publicações do Mefano:
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter  –   Nosso LinkEdin

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: