No-Break com baterias de alta capacidade

Quando pensamos na proteção de nossos equipamentos eletrônicos (computadores, tablets, terminais de venda, centrais telefônicas, etc) logo pensamos na utilização de um no-break.

Este protegerá os equipamentos contra problemas na rede elétrica e contra a falta de energia elétrica.

Um ponto de primordial importância é o tempo de autonomia que teremos, no caso da falta de energia elétrica.

Terminais de venda, centrais telefônicas, equipamentos de segurança, computadores de empresa, etc necessitam de tempo de autonomia maior que alguns minutos, pois possivelmente, na falta da energia elétrica, eles continuarão a ser utilizados.

Para uso doméstico, podemos utilizar no-break que porporcione apenaspoucos minutos de autonomia, tempo suficiente para salvarmos nosso trabalho e desligarmos os equipamentos.

Hoje vou falar dos no-breaks fabricados pela  NHS onde nossa empresa, Computer Solutions é Revenda autorizada. A NHS possui linha de produto denominada PDV, que utilizam baterias de altas capacidades.

Propositalmente, estes equipamentos são denominados como PDV, orientados para uso comercial,  empresas e mesmo uso domiciliar quando  tempo de autonomia estendido é necessário.

Vamos considerar um no-break de 600VA, que utiliza bateria de 7Ah. Se este no-break for utilizado para proteger um computador convencional e seu monitor de vídeo, teremos cerca de 8 a 10 minutos de autonomia no caso de falata de energia.

Utilizando no-break da mesma capacidade (600VA) porém com bateria interna de 45Ah (modelo NHS PDV 600E), teremos para este mesmo computador e seu monitor aproximadamente 2 horas de autonomia no caso de falta de energia elétrica.

Vamos agora considerar o uso de 4 computadores convencionais e seus monitores. Utilizando no-break de capacidade de 1200VA com 2 baterias internas de 7Ah, teremos aproximadamente 5 minutos de autonomia no caso de falta de energia.

Utilizando no-break da mesma capacidade (1200VA) porém com bateria interna de 45Ah (modelo NHS PDV 1200E), teremos para estes mesmos 4 computador e seus monitores aproximadamente 20 minutos de autonomia no caso de falta de energia elétrica.

Assim, tão importante quanto o dimensionamento correto da potência do no-break, é sabermos qual o tempo de autonomia necessário no caso de falta de energia.

Para usuários que não são especialistas na área, aqui estão alguns pontos importantes a serem considerados:

> Conheça mais sobre o assunto lendo meu artigo: Problemas de Energia Elétrica: http://www.csolutions.com.br/mundoinf/estab.htm

> Verifique qual a potência consumida pelos equipamentos que serão ligados ao no-break. Nos manuais dos equipamentos esta informação é indicada.

> Determine qual o tempo de autonomia “Realmente” necessário para uso dos equipamentos em caso de falta de energia elétrica. Não se esqueça que o valor do no-break será proporcional a este tempo de automonia.

> Em caso de dúvidas, procure um profissional da área, que certamente fará esta análise observando sempre custos x benefícios

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
Outras publicações do Mefano:
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter  –   Nosso LinkEdin

2 Respostas to “No-Break com baterias de alta capacidade”

  1. Kausfax Marques Says:

    Dica muito boa.
    Pergunto: Caso queira substituir uma bateria de 7Ah por outra de 45Ah pode ser feito a substituição?

    • mefano Says:

      A substituição não deverá ser possível, até mesmo porque a bateria de 45Ah requer corrente de carga bem maior do que a de 7Ah.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: