Ligando o computador periodicamente – uma necessidade

Tenho um notebook, aquele mais velhinho, de vez em quando utilizado.

Lembrei que fazia mais de uma semana que ele não era utilizado, fiquei preocupado com as atualizações de software e o liguei.

Durante vários minutos, foram realizadas atualizações e mais atualizações até a atualização completa do sistema.

Nos dias de hoje, periodicamente, os fabricantes de software (programas) aplicativos, do próprio sistema operacional e outros disponibilizam atualizações constantes, tanto para a melhoria do produto, quanto para a solução de problemas e falhas.

Os programas de proteção (antivírus por exemplo) muitas vezes sofrem atualizações várias vezes por dia. O próprio sistema operacional periodicamente é atualizado, muitas vezes com atualizações que incorporam novas facilidades aos usuários, outras vezes corrigindo falhas. Normalmente, nestes casos, as atualizações são automáticas, realizadas pelo próprio sistema.

Em outros casos, alguns programas, apenas conseguirão se atualizar se forem carregados e utilizados. Hoje mesmo, ao abrir o navegador Chrome em meu computador e solicitar por verificação de atualizações, fui alertado pela existência de uma atualização, que prontamente foi instalada.

Assim, aqui estão algumas dicas para vocês:

Procure não deixar o computador por longos períodos desligado. Nestas situações, as atualizações serão realizadas sem problemas, porém poderão ser demoradas solicitando a reinicialização do computador por uma ou mais vezes.

Periodicamente,  abra os programas mais importantes para você, mesmo que não vá utilizá-los no momento. Deste modo os programas verificação pelas atualizações e você garantirá seu sistema sempre atualizado.

No caso dos programas de proteção (antivírus e outros) mesmo sabendo que estes procuram por atualizações automaticamente, solicite de vez em quando, manualmente, pela sua atualização. Para sua surpresa, atualizações poderão ser apresentadas.

Em alguns casos, em versões antigas de programas, estes param de se auto atualizar. Procure sempre por versões mais recentes dos programas que você utiliza normalmente.

(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)

……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Professor / Pesquisador Universidade Estácio de Sá
 
Outras publicações do Mefano:
 
Boletim de Dicas do Arnaldo Mefano
Blog do Mefano

Siga nosso Twitter
Nosso FaceBook
Nosso LinkEdin

Deixe um comentário